Check-up da Criança: Aproveite as Férias e Cuide dos Pequenos

Adultos e idosos realizam exames rotineiros todos os anos. E esse cuidado com a saúde deve incluir também os pequenos. Afinal, a infância também é uma fase delicada da vida e merece atenção. Por exemplo, o check-up da criança é fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças através de exames fundamentais para essa fase da vida. E por que não aproveitar as férias para fazê-lo?

Por que fazer check-up da criança?

Um check-up consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo. O objetivo? Acompanhar ou diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce.

Sendo assim, o chamado check-up da criança nada mais é do que um conjunto de exames realizados desde após o nascimento até a entrada na adolescência:

• Teste do pezinho;
  • Tipagem sanguínea;
  • Teste da orelhinha;
  • Teste do olhinho;
  • Hemograma;
  • Exame de urina;
  • Exame parasitológico de fezes.

É claro que existem muitos outros tipos de exames que podem ser indicados de acordo com a idade e o histórico da criança. O ideal é que cada pequeno tenha uma avaliação individual. Mas inegavelmente esses são alguns dos mais importantes.

Quais são os exames importantes durante a infância?

Cada exame realizado no check-up da criança, seja clínico, laboratorial e de imagem tem como objetivo diagnosticar diferentes tipos de doenças e condições de saúde.

Teste do pezinho

O exame acontece ainda na maternidade, a partir de uma gota de sangue do calcanhar do bebê, e serve para diagnosticar possíveis condições como hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doenças do sangue e fenilcetonúria.

Tipagem sanguínea

A tipagem sanguínea é um exame de sangue que indica o tipo de sangue da criança, informação imprescindível principalmente em casos de emergências médicas.

Teste da orelhinha

Neste exame, parte do check-up da criança realizado ainda na maternidade, um aparelho é utilizado para estimular a audição do bebê e identificar se a criança tem surdez ou não.

Teste do olhinho

O teste do olhinho é indicado para diagnosticar se há problemas oculares na criança, especialmente aqueles que possam causar cegueira.

up da crianca examinar e cuidar dos pequenos e fundamental - Check-up da criança: examinar e cuidar dos pequenos é fundamental

Hemograma

O hemograma é um dos principais exames laboratoriais realizados em qualquer tipo de check-up, incluindo o check-up infantil. A coleta do sangue possibilita identificar patologias comuns entre as crianças, como infecções e anemias, doenças crônicas, entre outras.

Exame de urina

Com o exame de urina, o médico consegue identificar presença de bactérias e infecções. Também é possível quantificar se há perda de proteína e desnutrição infantil.

Exame parasitológico de fezes

O exame avalia o bolo fecal para identificar patologias e infecções: parasitas, sangue oculto, e muco anormal revelam informações importantes sobre a saúde da criança.

Cuidar da saúde desde o nascimento é a melhor forma de prevenir e diagnosticar precocemente uma série de doenças. E nada melhor do que aproveitar as férias para levar os pequenos ao médico e realizar um check-up completo.

Referência: https://bityli.com/xcssZ