A gestação é um período que precisa de um acompanhamento médico constante, por isso, durante todo o tempo de gravidez, a gestante segue um cronograma de consultas e exames que é chamado de pré-natal.

O pré-natal é importante para que diversos tipos de doenças sejam evitadas ou que recebam o devido tratamento, preservando a saúde da mãe e do bebê.

A gravidez é um momento no qual o corpo da mulher sofre diversas transformações. A produção hormonal é alterada drasticamente, o corpo começa a se transformar com o crescimento do bebê e tantas alterações podem afetar o sistema imunológico da mulher, deixando-a mais suscetível a “doenças oportunistas”, que aproveitam esse momento de maior sensibilidade.

As principais doenças que acometem as gestantes são: anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, infecção urinária, rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose. Conheça cada uma delas, a seguir!

O que define uma gestação de risco?

Uma gravidez é considerada de risco quando, após exames médicos, o obstetra verifica que existe alguma probabilidade de ocorrer uma doença da mãe ou do bebê durante a gravidez ou na hora do parto.

Quando diagnosticada uma gravidez de risco, é importante seguir todas as orientações do médico, que pode recomendar que a grávida fique em casa de repouso e passe a maior parte do dia sentada ou deitada. Em alguns casos, pode mesmo ser necessário o internamento no hospital.

Durante a gravidez, é frequente surgirem sintomas que provocam desconforto na mulher grávida, como náuseas, enjoo, dificuldade em digerir os alimentos, prisão de ventre, dores nas costas, câimbras ou necessidade de ir muitas vezes ao banheiro, por exemplo. Porém, existem outros sintomas que podem indicar uma gravidez de risco como:

• Sangramento pela vagina;
  • Contrações uterinas antes do tempo;
  • Liberação de fluido amniótico antes do tempo;
  • Não sentir o bebê se mexendo mais de um dia;
  • Vômitos e náuseas frequentes;
  • Tonturas e desmaios frequentes;
  • Dores ao urinar;
  • Inchaço repentino do corpo;
  • Aceleração repentina dos batimentos cardíacos;
  • Dificuldade para caminhar.

Quando se sente algum desses sintomas é recomendado consultar o médico o mais rapidamente possível.

8 doenças mais comuns na gravidez

Anemia

A anemia gestacional ocorre devido à extensão do volume líquido no corpo da gestante e consequentemente a maior absorção de ferro. Isso se dá nas últimas semanas, pois o corpo passa a trabalhar mais para produzir hemoglobinas no feto e na mulher.

Esse processo é natural, mas é preciso ser acompanhado de perto caso se manifeste a anemia. Isso porque, se não tratada, a anemia coloca em risco o parto, levando a grande perda de sangue por parte da mãe e comprometendo a saúde do bebê, que pode nascer com peso abaixo do normal.

Portanto, é preciso estar atento aos sintomas: sonolência excessiva e fraqueza. Por outro lado, o tratamento é relativamente simples e consiste em uma dieta controlada e, em alguns casos, suplementação vitamínica.

Pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia está no conjunto dos problemas gestacionais mais severos. Estima-se que, no Brasil, três gestantes morrem pela doença por dia. A doença hipertensiva normalmente se manifesta na primeira gestação e terceiro trimestre.

A pré-eclâmpsia tem diversos sintomas:

• Espuma na urina;
  • Vista embaralhada;
  • Convulsões;
  • Dores abdominais;
  • Inchaço;
  • Dores de cabeça e
  • Dores no estômago.

A condição se dá devido a alteração vascular na placenta. Isso faz com que a pressão arterial aumente e suas consequências são graves. Se a condição não for controlada, ela pode evoluir para eclâmpsia, síndrome de Hellp, causar o envelhecimento da placenta e parto prematuro.

Portanto, em casos de pré-eclâmpsia, orienta-se consultas e exames mais assíduos, com dieta e controle da pressão arterial.

Infecção urinária

A infecção urinária, ou cistite, é uma condição que acomete grande parte das mulheres e na gestação as chances são ainda maiores. A infecção bacteriana é extremamente comum na gravidez e tem como sintomas a ardência ao urinar, desconforto e dor no canal urinário.

As doenças na gravidez tem sua explicação embasada nas alterações anatômicas e funcionais das vias urinárias e rins que facilitam a infecção. Apesar de não soar como perigosa, se não tratada corretamente, a doença pode prejudicar o crescimento do bebê, levar ao parto prematuro ou, em casos ainda mais graves, à morte de ambos.

É sabido que a bacteriúria assintomática pode passar despercebida. Portanto, mesmo que não manifeste os sintomas, é essencial manter os exames pré-natal em dia para identificar qualquer alteração.

comuns na gravidez prevencao e tratamento - Doenças comuns na gravidez: prevenção e tratamento

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional costuma se manifestar após a 26ª semana de gravidez. A doença costuma acometer mulheres que tenham histórico familiar propício e que ganhem mais de 12 quilos na gestação.

No entanto, ela não está necessariamente ligada ao peso. A placenta tem hormônios diabetogênicos, com potencial para desenvolver a diabetes . Aquela mulher cujo pâncreas produz insulina de forma normal passa tranquilamente pela gestação. Mas aquela com alguma deficiência na produção de insulina pode desenvolver a doença”, explica.

Os sintomas comumente associados ao diabetes são o aumento da vontade de urinar e da sede. Uma vez diagnosticada a condição, a gestante deve iniciar o tratamento rapidamente.

Distúrbios da tireoide

Os distúrbios da tireoide na gestação são decorrência das alterações hormonais que podem desregular as funções da glândula. Consequentemente, isso leva ao hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Por outro lado, o tratamento é simples e deve ser realizado o acompanhamento com um endocrinologista que indicará a medicação mais adequada.

Rubéola

A Rubéola é uma doença que pode causar malformações no bebê, assim, o ideal é que a mulher faça a vacina contra a doença cerca de um mês antes de tentar engravidar.

Caso a mulher tenha rubéola durante a gravidez, o tratamento é feito com remédios para controlar a febre, analgésicos, repouso e ingestão de líquidos, mas sem garantias de que o bebê não seja infectado.

Citomegalovírus

Também conhecido como CMV, é um vírus da mesma família da herpes, que pode causar sintomas como febre, dor de garganta e inchaço na barriga.

O citomegalovírus na gravidez não tem cura, mas normalmente é possível iniciar o tratamento com antivirais ou injeção de imunoglobulinas receitados pelo médico para evitar a transmissão para o bebê.

Toxoplasmose

A Toxoplasmose é uma doença transmitida pelo solo, alimentos, água e fezes de animais contaminados, que pode causar problemas para o bebê.

O tratamento é feito através do uso de antibiótico, o que reduz o risco de transmissão ao bebê.

Como prevenir essas doenças na gravidez?

O pré-natal é a melhor maneira de evitar algumas doenças que podem ocorrer durante a gravidez.

A realização do pré-natal é fundamental para prevenir doenças na gravidez.

O acompanhamento médico ajuda a detectar precocemente patologias tanto maternas como fetais, permitindo o desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Entre as vantagens do pré-natal na gravidez estão:

• Identificar doenças que evoluem de forma “silenciosa”, como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, etc;
  • Detecta problemas fetais, como más formações. Em alguns casos é possível realizar o tratamento intraútero;
  • Avalia aspectos relativos à placenta, como posição adequada, presença de hemorragias e outros problemas;
  • Identifica precocemente a pré-eclâmpsia, que é uma das principais causas de mortalidade de gestantes no Brasil;

Algumas doenças podem causar problemas ao bebê e aumentar o risco de parto prematuro, por isso manter as consultas de pré-natal em dia é fundamental para ter uma gravidez tranquila e saudável.

Referência: https://bityli.com/fXukUbxks