A saúde da mulher é tema de muitos debates durante o mês de outubro, conhecido como Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama. E a mamografia é um dos principais exames utilizados no diagnóstico da doença.

Mas, existem outras patologias que podem como os exames de rotina da mulher. Confira agora quais são eles.

2 exames de rotina da mulher

Hoje em dia, para cada faixa etária, levando em conta condições de saúde, possíveis sintomas e histórico familiar, existem diferentes tipos de exames que podem ser indicados. No entanto, os dois exames citados a seguir formam a base do check-up feminino.

Mamografia

O câncer de mama é um dos mais incidentes entre as mulheres e a mamografia anual é uma importante ferramenta de detecção precoce da doença. Em geral, é indicada para mulheres a partir dos 40 anos que não têm histórico de câncer na família. Para as mulheres com histórico familiar de câncer, a realização do exame pode ser adiantada.

mulher quais sao os exames de rotina - Saúde da mulher: quais são os exames de rotina?

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é solicitado pelo médico ginecologista para avaliar a saúde dos órgãos e estruturas pélvicas da mulher (canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher) e possibilita o diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, infecções, câncer, gravidez ectópica, entre outros.

Os exames preventivos fazem parte da rotina de cuidados com a saúde da mulher e devem ser solicitados por um médico de confiança da paciente.

Referência: https://bityli.com/bcbtSWsgF